LOCATION

Estrada M532, Terra Velha
Serra de Monchique,

Portimão - Algarve
PORTUGAL

Cancellation Policy

Privacy Policy

CONTACTS

Email:  info@awakeland.pt

Mobile: +351 910 663 336

Website: www.awakeland.pt

MAILING LIST:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

A NATUREZA É A NOSSA MEDITAÇÃO FUNDAMENTAL

A paisagem do Awakeland Portugal e única e mantemos o equilíbrio natural através da permacultura, da agricultura biodinâmica, inovadora e não-invasiva.

 

Trabalhamos com os princípios da agricultura sustentável e cultivamos espécies locais, vivendo o mais perto da terra possível. A natureza é nossa meditação fundamental.

 

O Awakeland Portugal nasceu numa terra de rituais antigos, o sopé da poderosa serra de Monchique e com vista para o poderoso e majestoso oceano Atlântico.

 

Entre a serra e o mar, é um refúgio de paz para a meditação na Natureza.

 

Um espaço de 21 hectares, especificamente escolhido para ajudar a terra a recuperar das feridas que os fogos de 2003 – e mais recentemente os de 2016 – lhe deixaram.

 

Um sitio onde se cuida da Mãe Terra tanto como ela cuida a nós...

A 20 min de distância de várias cidades (Portimão, Lagos e Monchique) o Awakeland Portugal também fica a 15 min das praias de Alvor, em Portimão, e da Meia Praia, em Lagos.

 

Uma proximidade ao oceano Atlântico, ainda com ares do Mar Mediterrâneo, oferece um clima que não é muito vigoroso. Normalmente, no Verão temos máximas em torno aos 30ºC e mínimas de 18ºC e no Inverno mínimas de 8ºC e máximas de 17ºC.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E REFLORESTAÇÃO

A equipa do Awakeland Portugal partilha um sonho que nos inspira diariamente:

ajudar a natureza, plantar árvores e transformar toda a terra do Awakeland portugal num jardim.

 

Deste sonho e inspiração nasceu um programa que começou por definir as várias zonas de plantação e desenho do nosso “jardim”. A zona da casa principal e proximidades (nora, tanque, etc.), as zonas de cumeadas e encostas, as zonas de vales e zonas das barragens.

 

Arregaçámos mangas e começámos por plantar cerca de 250 árvores de fruto (de 40 espécies diferentes) na zona da casa principal e proximidades. Intercalado com estas árvores, crescem hoje diversas espécies arbustivas (também de fruto) e hortícolas variadas para consumo dos residentes e visitantes.

 

Quando estávamos prestes a executar o plano de arborização das restantes zonas, em setembro de 2016, fomos invadidos pelo fogo que nos consumiu cerca de 80% da vegetação total do terreno. Um momento que só tornou ainda maior a determinação da equipa do Awakeland Portugal e dos seus amigos em todo o mundo.

 

A passagem do fogo abriu uma nova perspectiva e uma nova visão do que queríamos desenvolver. O drama da perda da vegetação, deu-nos outra perspetiva, permitindo definir e marcar zonas primordiais de captação de água e excelentes zonas de cumes e encostas, nas quais poderíamos construir terraças com o único objectivo de plantar as árvores planeadas!

 

Hoje, essas zonas primordiais de captação de água contam com 2 novas barragens (a somar-se às 2 barragens que existiam anteriormente), e as terraças estão repletas de quase 4.000 novas árvores: medronheiros, alfarrobeiras, amendoeiras, ameixeiras, damasqueiros, figueiras, entre outras. As zonas de vales têm hoje implementadas coberturas verdes na forma de pasto, o que contribui para hidratação da paisagem e proteção do ecossistema.

 

A nossa visão é continuar a dar vida a esta terra, na criação e concepção de mais projetos de plantação de árvores e plantas, e através destes estabelecer uma relação equilibrada de troca com a Mãe Terra!